A biomimética nasceu da noção de que as relações da natureza e o seu sistema de funcionamento podem ser utilizados como inspiração para soluções de problemas, fugindo das ideias corporativistas como coaching e burocracia.

Quando observamos os sistemas que envolvem o funcionamento da natureza, encontramos princípios básicos, como a redução de gastos, encurtamento de caminhos, aproveitamento de recursos e relacionamentos, que movem todo o ecossistema da natureza. Assim, a biomimética é a ciência que estuda a estratégia da natureza, buscando soluções criativas para os problemas atuais da sociedade, unindo design e sustentabilidade.

Na biomimética a natureza deve ser consultada e não agredida, dessa forma, o consumo sustentável está diretamente relacionado à aplicação da resolução do ecossistema pela própria natureza, onde se utiliza o princípio de sustentabilidade e evita a escassez de seus recursos.

Abelha é um exemplo de biomimética
Abelha é um exemplo de biomimética

O design utiliza-se da biomimética para visualizar caminhos de produção sustentáveis, otimização de custos e até mesmo para encontrar escapes. Um grande case de design inspirado pela biomimética é o velcro, que incialmente foi notado na natureza, tendo como inspiração as plantas com capacidade de se fixarem em outras superfícies, também conhecidas como carrapichos.

Outro grande exemplo de biomimética são as abelhas, que calculam as melhores rotas possíveis entre uma planta e outra, conseguindo, assim, economizar energia e otimizar os gastos em suas coletas de néctar. Cientistas notaram que a maneira como elas se movem revelam algum método de cálculo ainda desconhecido pelo homem, porém, estudos revelam que a otimização de rotas alternativas com antecedência realizada pelas abelhas podem contribuir para o avanço de sistemas de comunicação.

Nós da MYNK acreditamos que a biomimética pode nos levar a novos caminhos com resultados únicos e sustentáveis. Buscamos respeitar a natureza, sempre nos adequando às necessidades de cada projeto. Entre em contato com a gente, tire suas dúvidas, venha conversar.