O desafio do Briefing para a criação da identidade visual

O caminho encontrado para a identidade visual

Encontramos no briefing respondido pelo cliente o caminho que nos direcionou ao desenvolvimento da identidade visual e nos auxiliou a entender desafio de criar uma marca que representasse para o mundo a região do sul de minas e o favorecimento que ela traz para o cultivo do grão. O café Santo Agostinho é formado por grãos selecionados, tendo a mais alta qualidade para torna-se um café especial. Assim, o maior desafio da marca foi alinhar toda a estrutura da marca para corresponder à qualidade do grão valorizando a sua localização geográfica.

Um grão de café com sabor único, cultivado por uma empresa familiar que valoriza suas terras sempre buscando trazer o avanço econômico para sua região, além da preocupação com o meio ambiente, mão de obra e qualidade de vida de seus colaboradores. Desta maneira atuamos ao lado da fazenda Santo Agostinho para criar um projeto único e exclusivo para pessoas de todo o mundo que apreciam um café de qualidade.

O principal caminho encontrado para guiar a marca foi estruturado no fator comum presente na geografia e qualidade do grão. O cultivo do café em altitudes superior a 1000m qualificam o grão como especial. Ou seja, o fator geográfico da região favorece o cultivo de grãos de maior qualidade.

Desenvolvemos a identidade visual unindo as curvas geográficas da região mineira com os mesmos presentes nos mapas topográficos, plantações, grãos, folhas e as grandes regiões montanhosas de Minas Gerais.

Sintetizamos na assinatura visual da marca todo dinamismo representado pelas curvas mineiras, buscamos criar um sistema único que representasse todo o pensamento de valorização geográfica, qualidade e refinamento do grão. Além de atender com sucesso o seu público, a identidade visual desenvolvida torna-se única e dinâmica, na medida em que se explora o seu sistema modular.


Nossa solução estruturada no design cambiável

Retirado da tecelagem, o sistema modular funciona como módulo repetidor para a formação dos patterns. Portanto, podemos aplica-lo de inúmeras maneiras para obter uma gama de resultados diferentes, o sistema pode ser simétrico, assimétrico, aleatório ou até mesmo fragmentado. O símbolo da marca é representado como um módulo isolado, sua repetição cria novas curvas que representam (por meio da similaridade) a vista topográfica da altitude presente na região do cultivo do café.

O design cambiante foi uma ferramenta escolhida para atender ao público, em nossas pesquisas para a estruturação da marca, observamos o cenário internacional e identificação padrões de características estéticas. Portanto, escolhemos o dinamismo como ferramenta para construção da identidade visual buscando criar um nível comunicação mais próximo do público, além de visualmente mais atrativa.

padronagem exata
Padronagem linear
padronagem alternada
Padronagem alternada
padronagem aleatória
padronagem aleatória

Família Tipográfica e Cores

As famílias tipográficas tornam a comunicação padronizada e representam a voz da  empresa de maneira  visual. Assim, a família Amis apresenta  especificações únicas para  uso em títulos e chamadas que necessitam de caracteres tabulares, enquanto a Arsenal  tem como finalidade  representar a voz da marca em  longas manchas de texto. Assim, é ideal para documentos, editorias e outros.

Três cores formam a paleta cromática da marca, as duas tonalidades de verdes são utilizadas para compor o gradiente institucional. Já o marrom pode ser composto a partir de duas possibilidades de Pantone.

paleta e tipografia
aplicações

Conclusão

Com todo o posicionamento da marca já idealizado e alinhado a identidade visual da marca. Podemos concluir o projeto com sucesso e muito louvor de nossos clientes. Assim, gostaríamos de agradecer a equipe da fazenda Santo Agostinho pelo desafio proposto. Encontrar clientes que pensam e alinham suas ideias com as nossas é o fator determinada para a concepção de projetos bem formatados. Portanto, temos a certeza da criação de um trabalho praticamente impecável, no qual acreditamos de maneira fiel no projeto e no seu potencial. Afinal, este é o jeito MYNK de trabalhar, nós não permitimos que fatores comprometam a qualidade do projeto, afinal não entregamos para nossos clientes aquilo que não acreditamos.

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